Educação

Projeto de Educação Espiritual e Mediúnica

O Projeto de Educação Espiritual e Mediúnica(PEEM) conta com mais de 40 anos de implantação, e visa formar servidores para as Instituições Espíritas. Não visa ao desenvolvimento mediúnico, mas sim em despertar a consciência e o coração para a prática da mediunidade alicerçada no Evangelho de Jesus, com profundo conhecimento da Doutrina Espírita e do Método da Apometria, capacitando o estudante, ao final do curso, para atender às inúmeras demandas de uma Casa Espírita, e que vão muito além de integrantes para o grupo de atendimento espiritual.

Os principais cursos oferecidos são o Curso de Educação Espírita, o Curso de Educação Espiritual e Mediúnica e o Curso de Férias André Luiz.

Os encontros de estudo não pressupõem a existência de um professor e um aluno; ao contrário, a dinâmica é colaborativa, e a construção do conhecimento é processo coletivo. Há um monitor que auxilia a compreensão dos estudantes a partir do estudo desenvolvido, cabendo aos estudantes coordenarem as reuniões de modo alternado, a fim de que todos tenham a oportunidade de contribuir com o estudo e a reflexão.

O Curso de Educação Espírita oferece o estudo das obras de Allan Kardec, apresentando os fundamentos da Doutrina Espírita aos futuros servidores.

Concluída esta etapa, ao ingressar no Curso de Educação Espiritual e Mediúnica retoma-se o estudo do Livro dos Espíritos e do Evangelho Segundo o Espiritismo concomitantemente ao estudo do Evangelho de Mateus, traçando a correlação entre os ensinamentos de Jesus, a Doutrina Espírita e a obra de André Luiz, psicografada por Francisco Xavier, Nosso Lar.

O segundo ano do Curso de Educação Espiritual e Mediúnica estuda os fenômenos mediúnicos com as obras Mediunidade, de Edgar Armond, e Mediunismo, de Ramatís por Hercílio Maes, concomitantemente ao estudo do Evangelho de Marcos, onde, além de aprofundar o estudo dos valores morais do Cristo, se procura identificar os fenômenos mediúnicos no Evangelho. O livro Os Missionários, também de André Luiz, esclarece sobre os compromissos do médium quanto ao exercício da tarefa mediúnica.

No terceiro ano os estudantes chegam ao último ano da educação básica, com os obras Estudando a Mediunidade, de Martins Peralva, e Nos Domínios da Mediunidade, de André Luiz. A sabedoria profunda do Evangelho de Lucas fecha este ciclo de estudo do Evangelho, e o livro Missionários da Luz, de André Luiz, traz em minúcias questões relativas ao intercâmbio mediúnico. Inicia o primeiro estágio prático, no grupo de Acolhimento Fraterno, visando integrar os estudantes nos trabalhos da Casa para que o Evangelho seja posto em prática, desenvolvendo a escuta acolhedora e sem julgamentos.

O quarto ano traz as primeiras atividades práticas, qualificando os servidores para trabalharem no passe. Os livros estudados são Passes e Curas Espirituais, de Wenefledo de Toledo, O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, Técnica da Mediunidade, de Carlos Torres Pastorino e Mecanismos da Mediunidade, de André Luiz. Os estudantes iniciam o estágio na transmissão do Passe, e complementam os estudos com a obra Obreiros da Vida Eterna, de André Luiz.

No quinto ano de estudos, então, os estudantes estudam o método da Apometria através das obras Espírito/Matéria, Novos Horizontes para a Medicina e Energia e Espírito, de José Lacerda de Azevedo, capacitando-se para o estágio nos grupos de atendimento espiritual, com estágio a partir do segundo semestre.

Esta sistemática de estudo garante a formação de servidores aptos para atuar nos grupos de Acolhimento Fraterno, Palestra, Passe, Grupos de Atendimento com conhecimento não apenas do intercâmbio mediúnico, mas com formação moral cristã e conhecimento para que exerçam sobretudo com responsabilidade e compromisso as tarefas que abraçarem dentro da instituição.

Ao longo do curso a responsabilidade e o compromisso são desenvolvidos por meio de avaliações semestrais, nas quais os estudantes apresentam seminários sobre os assuntos pertinentes ao semestre, e no final do curso, desejando, solicitam as avaliações finais e desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso com foco no Método da Apometria.

É uma jornada de autotransformação, de compromisso com a própria evolução moral e de entendimento que o conhecimento recebido é uma benção que deve ser colocada a serviço do próximo.

 

Breve história do Projeto

 

No segundo semestre de 1981, João Pedro Farias Rodrigues teve um sonho, no qual foi levado até uma sala, em que havia armários em todas as paredes, formando um “U”, o mesmo iniciava no piso e terminavam no teto, com portas de correr na  cor de cereja escura. No centro dessa sala havia uma grande mesa, com oito lugares, sem cadeiras,  na cor de cereja escura, com os pés redondos torneados, talvez com três metros de comprimento por um metro e meio de largura. Sobre essa mesa havia alguns mapas com grandes desenhos que descreviam a estrutura dos planos de curso do Projeto. Nesse ambiente João Pedro recebeu das mãos de alguém, que não pode identificar, um cilindro verde com um metro de comprimento por quinze centímetros diâmetro.

Hoje, João Pedro entende que o conteúdo desse cilindro tratava dos cursos que serviriam para apoiar o Projeto de Educação.

Ainda no ano de 1981, João Pedro exercia a função de segundo tesoureiro, na Sociedade Espírita Francisco Spinelli (SEFS), de Porto Alegre. Nesse ano, por uma solicitação feita por ele, a diretoria realizou algumas reuniões para discutir uma mudança no sistema de cursos que ali se desenvolvia. As reuniões foram motivadas pela proposta de se implantar um curso básico, de educação mediúnica, que teria a duração de três anos. Assim, como, uma mudança na dinâmica das reuniões, do programa, da duração e do ingresso no curso. Não seria mais um expositor com estudantes acompanhando as leituras, ou programas sem cronogramas de início e fim das atividades. Haveria uma data de ingresso no curso, no início de cada ano, e uma data para o encerramento do ano letivo. O objetivo, da proposta, era focar na capacitação de servidores para a assistência espiritual, setor sempre muito carente de servidores, em muitas instituições e dinamizar as reuniões propondo uma participação maior dos estudantes nas discussões dos assuntos. A proposta foi aprovada e, no primeiro semestre de 1983, inicia-se a primeira turma de estudos com a  implantação do novo programa.

O curso, de duração de três anos, tinha como público alvo, pessoas com conhecimentos básicos da Doutrina Espírita. Importante registrar que, nesse momento, somente espíritas, com conhecimento básico da doutrina e com indicação dos servidores da Instituição poderiam ingressar no curso. Esse pré-requisito funcionaria como um filtro para que os frequentadores participassem dos outros cursos oferecidos pela instituição.

Na época da implantação do curso, não constava nos objetivos da proposta oferecer um embasamento para a compreensão do método da Apometria, a qual João Pedro só foi ter contato no ano de 1983. Assim, mesmo sem perceber, o curso se tornaria o embrião do Programa de Capacitação de Servidores no método proposto pelo Dr. José Lacerda de Azevedo.

O programa do curso, sequencial, seria desenvolvido com base nos seguintes livros:

1º ano, 1º semestre: Mediunidade (Edgard Armond).

1º ano, 2º semestre: Mediunismo (Hercílio Maes).

2º ano, 1º semestre: Estudando a mediunidade (Martins Peralva).

2º ano, 2º semestre: Nos domínios da mediunidade (Francisco C. Xavier).

3º ano, 1º semestre: Nos domínios da mediunidade (Francisco C. Xavier).

Mas ainda existia uma lacuna, a ser preenchida, que não apareceu de pronto, no programa que foi aplicado. Quando a primeira turma se aproximava da conclusão do primeiro semestre, do terceiro ano, João Pedro ficou muito preocupado pela falta de um livro para o segundo semestre do curso. Foi então, numa prática, após os estudos teóricos, que uma médium, vidente, a Sra. M. W. B. M., registrou a presença do Sr. Francisco Spinelli, patrono da Instituição, já desencarnado, com um livro em suas mãos, com o título de Técnica da Mediunidade, fato confirmado por outra médium vidente, neta de Francisco Spinelli. A médium, M. W. B. M, disse que não conhecia o livro, assim como, João Pedro também não o conhecia. Entretanto, uma estudante, do grupo, disse que conhecia e que tinha essa obra na sua casa. Então, João Pedro solicitou que esse livro fosse trazido na próxima reunião, para que ele pudesse conhecê-lo. Na reunião seguinte ao tomar contato o livro e com o seu conteúdo João Pedro fica muito surpreso com o conteúdo do livro e ver que o seu autor era Carlos Torres Pastorino. Foi então, que ele compreendeu, naquele momento, que a tarefa, se desenvolvia nos dois planos, físico e espiritual, comprovando então que estavam no caminho certo. A peça que faltava para compor a grade curricular inicial, foi entregue pela espiritualidade.

Nesse mesmo período, João Pedro recebe uma mensagem espiritual considerada muito importante, que dizia o seguinte: “Segue trabalhando, segue servindo, segue buscando a harmonia a suavidade e a beleza.” João Pedro obedeceu a orientação e seguiu.

No segundo semetre de 1983, João Pedro foi convidado pelo presidente da S.E. Francisco Spinelli, Sr. L.V., que era um dos conselheiros do Hospital Espírita de Porto Alegre (HEPA), para participar de uma palestra que seria realizada  pelo Dr. Lacerda, no dia 03 de setembro, na Casa do Jardim do HEPA, (a instituição, na época, funcionava numa casa anexa ao Hospital Espírita). Chegando ao local foi informado que ao invés da palestra participaria da aula inaugural do Curso sobre a Introdução ao estudo da Apometria, ministrado pelo Dr. Lacerda (João Pedro assistiu a todo o curso). Ao conhecer o Dr. Lacerda, João Pedro tomou conhecimento de que ele era médico da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), empresa na qual João Pedro também trabalhava. Essa coincidência permitiu que ambos se encontrassem muitas vezes na empresa e ocorresse troca de ideias. Essa troca, proporcionou a João Pedro um convite para estagiar nos grupos de atendimento da Casa do Jardim. Assim, aos sábados, pela manhã, João Pedro estava lá bem cedo para acompanhar algumas das palestras de estudo ministradas pelo Dr. Lacerda, na sala de abertura dos trabalhos, antes de iniciar os atendimentos. João Pedro também frequentou alguns dos atendimentos que Dr. Lacerda fazia nas terças-feiras a noite.

João Pedro iniciou o estágio de observação, na Casa do Jardim do hospital Espírita de Porto Alegre, no primeiro semestre do ano de 1984. Esse estágio, com duração de um mês, ocorreu inicialmente no grupo de atendimento espiritual dirigido pelo Dr. Lacerda. Concluído o período de observação estabelecido, ele foi encaminhado ao grupo  supervisionado pelo espírito do Dr. Ahmed, e, posteriormente, após a conclusão do período de observação,   ao grupo dirigido pelo espírito do Dr. Lourenço. Concluído o estágio foi orientado a retornar ao grupo do Dr. Ahmed, onde atuou como médium e posteriormente como dirigente; assumindo essa função por indicação da entidade responsável pelo grupo de atendimento espiritual. Após um período de estágio como dirigente, no grupo do Dr. Ahmed, ele foi chamado para dirigir o grupo do Dr. Lourenço por um período que não soube precisar.  Retornando ao grupo do Dr. Ahmed onde assumiu definitivamente a função de dirigente até  a data do encerramento das atividades na Casa do Jardim ainda localizada no hospital Espírita de Porto Alegre.

No ano de 1985, com a conclusão do curso de educação mediúnica, pela primeira turma, na Sociedade Espírita Francisco Spinelli, o Presidente da instituição, percebendo que o curso adotava, nas suas práticas, o método proposto pelo Dr. Lacerda, argumentou que a Apometria não era reconhecida pela Federação Espírita, decidindo pela suspensão do curso e, no ano seguinte, seria adotado o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE). Diante desta situação, João Pedro se afasta da instituição, porque essa mudança estava em desacordo com o seu entendimento. Sem nenhuma perspectiva em dar prosseguimento ao curso, pois já estava bem familiarizado com a Casa do Jardim, pelos estágios que lá fazia, e, assim, prosseguiria estudando com o Dr. Lacerda. Entretanto, foi surpreendido quando grupo de apoio se formou. Esse grupo ao tomar conhecimento do que se passava, e as mudanças que viriam, solicitaram para que ele desse continuidade ao curso. Assim, algumas pessoas alugaram um espaço, no bairro da Glória, para que se desse prosseguimento às atividades do curso. Ainda na Glória alguns integrantes do grupo acreditavam que não havia a necessidade do estudo e principalmente do estudo do Evangelho, ocorrendo assim uma segunda divisão e João Pedro se afasta novamente com um grupo menor mantendo o estudo, na casa de um dos estudantes,  na rua Riachuelo em Porto Alegre. Esse segundo grupo também tenta impor alterações no cronograma de estudos, que não condiziam com a proposta, nesse momento então João Pedro se afasta do grupo, voltando com o Projeto posteriormente na Casa do Jardim.

A implantação do Projeto na Casa do Jardim surge no ano de 1988, quando a diretoria solicita, a um grupo de servidores, estudos para uma reestruturação dos cursos existentes. Em razão da necessidade de uma unificação das propostas pedagógicas e da grade curricular.

Outro fato importante a se relatar sobre a história do Projeto ocorreu quando o Sr. C.B.C. ocupava a função de presidente do Conselho Diretor da Casa do Jardim. Ele convidou o Sr. João Pedro para assumir a presidência da Instituição. Algo interessante ocorreu naquela noite: o médium Sr. A.G.B. se aproximou de João Pedro e, pegando-o pela mão, abaixou a cabeça, dizendo: “Cuide da Educação.” Esse recado foi transmitido pelo espírito do Dr. Lacerda, confirmando, dessa forma, a tarefa dada pela espiritualidade. Essa não foi a única vez que o Dr. Lacerda se manifestou a respeito da Escola. Em outras oportunidades, João Pedro consultou o Dr. Ahmed, entidade que se manifestava pela médium L.G.C., a respeito do andamento da implantação do Curso. Em certa oportunidade, ele respondeu: “Está tudo de acordo.”

No final do ano de 2013, os seguintes servidores da Casa do Jardim, Eloadir Soares, João Pedro Rodrigues e Leandro Brancher, participaram de uma reunião com o presidente da Casa da Volta do Campo, o Sr. Sérgio Matheus. Onde apresentaram uma proposta para a implantação do Projeto de Educação Espiritual e Mediúnica. O mesmo, em funcionamento, na Casa do Jardim. A Casa do Jardim recebeu muitos estudantes dessa instituição, em função do curso que oferece, e que na Casa da Volta do Campo não havia. Hoje parece que se inverte o fluxo. Estudantes da Casa do Jardim estão migrando para a Casa da Volta do Campo em função dos horários, distância e de outros fatores.

Em janeiro de 2017, a Casa Espirita Amor e Caridade se torna parte do Projeto, sendo esta a primeira Casa a “nascer” tendo o Projeto como base.

Em janeiro de 2022, a Congregação Espírita Evangélica, da cidade de São Paulo- SP, adere ao Projeto, sendo a primeira casa fora do estado do Rio Grande do Sul a participar do Projeto.

Ainda permanecem tratativas com outras Instituições Espiritas, que pretendem aderir ao Projeto.

No ano de 2016, João Pedro lança seu primeiro livro, “Introdução aos fundamentos da Apometria”, livro que auxiliou muito na divulgação e compreenção correta da Apometria.

No dia 09 de setembro de 2022, João Pedro faz o lançamento oficial, na Casa do Jardim, do seu segundo livro, “Apometria: os procedimentos do método”.

Segundo João Pedro os responsáveis pelo Projeto, no Plano Espiritual, são:  Dr. Lourenço, Francisco Spninelli e Raj Ayann .

 

As bases do Projeto de Educação

 

A estrutura do Curso de Educação Mediúnica tem sua base fundamentada no Evangelho de Jesus Cristo.

 

1.”Ide e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mateus 16:15). Jesus pregou o Evangelho por três anos.  Então:

No 1CEM temos o Evangelho por Mateus;

No 2CEM temos o Evangelho por Marcos;

No 3CEM temos o Evangelho por Lucas.

 

2.”Curai os enfermos”(Mateus 10:08). No 4CEM estudamos anatomia, fisiologia, patologia, eletricidade, magnetismo… Visando o auxílio aos encarnados. Também no quarto ano iniciamos as práticas medíunicas.

 

3.”Expulsai os demônios” (Mateus 10:08). No 5CEM estudamos os procedimentos para auxiliar no resgate, tratamento e no encaminhamento dos espíritos(demônios) desencarnados.

 

Fraternidade Espírita Educacional Mensageiros do Caminho

 

A Fraternidade Espírita Educacional Mensageiros do Caminho, criada por João Pedro, surge como um grupo de divulgação do trabalho dentro das bases do Projeto.

Esse grupo é um ponto de conexão entre todas as Instituições pertencentes ao Projeto e ao mesmo tempo sem dar ênfase a nenhuma delas.

O objetivo é transmitir a Mensagem, como o próprio nome sugere, o Evangelho como Pedra Angular da ciência da Doutrina Espírita e a Ciência como o Pilar do Método Apometria.